quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UFSM lança Incubadora Social: será esta uma possibilidade de transformação?

O movimento estudantil historicamente luta para que a universidade esteja em prol das demandas sociais e da redução das desigualdades. Com isso, o DCE apóia e esteve prestigiando o lançamento da Incubadora Social da UFSM.

A cerimônia de lançamento do edital foi realizada no auditório da Prefeitura de Santa Maria e contou com presença do reitor da UFSM, diversas pró-reitorias, organizações e entidades sociais, representantes do DCE e comunidade em geral. A iniciativa da Incubadora Social representa uma mudança de paradigmas em nossa universidade e é mais um grande passo para aproximação e diálogo da universidade com a sociedade.

O foco da Incubadora Social será de pessoas com vulnerabilidade social, sendo um local potencializador para desenvolver e qualificar produtos e tecnologias sociais. Dentre as metas da incubadora, estão desenvolver ações de incubação presenciais e a distância e potencializar a geração de tecnologias sociais por meio da inovação, fomentando empreendimentos sociais coletivos. A linhas da atuação são empreendimentos culturais, de economia popular solidária e empreendimentos da agroindústria familiar. Os custeios gerais de manutenção dos projetos dos grupos incubados serão 100% a cargo da UFSM.

Nesse primeiro momento, a Incubadora Social será um programa institucional da Pró-Reitoira de Extensão (PRE) da UFSM e contará com espaço físico no Centro de Eventos da UFSM no campus de Santa Maria. A incubadora abrangerá as regiões dos quatro campi da universidade – Santa Maria, Silveira Martins, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

A inscrição dos projetos podem ser realizadas na secretariado Centro de Eventos do campus de Santa Maria ou nas direções de centro do CESNORS e UDESSM. As inscrição dos projetos podem ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2012 e a confirmação das propostas selecionadas serão feitas no dia 28 de dezembro de 2012. O edital (008/2012) pode ser acessado na íntegra no pelo sítio da Pró-Reitoria de Extensão (http://www.ufsm.br/pre/) ou pela aba “Editais” no sítio da UFSM.

Ressalta-se a importância desta iniciativa para que a universidade cumpra com sua função social de atender as demandas daqueles que originalmente são excluídos do mercado formal de trabalho. Por meio da incubação de empreendimentos irá buscar geração de trabalho e renda e também incentivo a cultura popular.

Outra grande possibilidade da Incubadora Social é fomentar a formação profissional de maneira interdisciplinar e integrada. Interdisciplinar porque irá envolver estudantes de diversas áreas, possibilitando a troca de conhecimento tendo em vista a complementação dos saberes. E integrada, pois ao focar na extensão universitária, possibilita realizar o ensino e a pesquisa a partir do contato com a realidade social. Quando o estudante vai a campo no trabalho de incubação, ele visualizará as reais demandas da população, podendo assim produzir conhecimento que seja útil à superação destas demandas. Assim, é possível realizar a práxis, uma constante relação entre prática e teoria.

Acreditamos que este projeto só terá relevância social na medida em que priorizar a troca do conhecimento científico com o conhecimento popular. Deste modo, impor o conhecimento científico aos grupos populares é desrespeitar os conhecimentos empíricos destes e manter a ideia de que apenas dentro das universidades que se produz o verdadeiro conhecimento. Assim, acreditamos que é possível realizar-se uma troca de saberes, onde tanto os integrantes dos grupos irão aprender, como os estudantes terão muito à aprender com conhecimento popular.

Parabenizamos todos os envolvidos nessa importante iniciativa, que certamente contribuirá muito no desenvolvimento regional das regiões de abrangência da UFSM. Enquanto movimento estudantil, vamos estar cobrando para que esta iniciativa realmente tenha um caráter transformador, contribuindo com uma formação profissional crítica e no avanço do projeto de uma universidade pública, democrática e popular.