domingo, 8 de janeiro de 2012

Aberta as inscrições para o VER-SUS Santa Maria

O projeto VER-SUS pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a região de Santa Maria aderiu à proposta do Ministério da Saúde (MS) e está propondo realizar estágios de vivência no SUS para estudantes universitários vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.

O projeto acontecerá entre os dias 04 e 13 de fevereiro de 2012 tendo como objetivos principais:

• Compreender o SUS como resultante de um processo de produção social e de discussão entre atores sociais motivados por diferentes interesses, provocando reflexões acerca do papel do estudante como agente transformador da realidade social;

• Criar novas relações entre estudantes, gestores da saúde, instituições de ensino e movimentos sociais, na perspectiva de mudanças nas práticas de ensino-trabalho;

• Fomentar a inter-multi-disciplinaridade na formação acadêmica voltada para o SUS, visando a compreensão de núcleo e campo de saberes na saúde.
• Proporcionar aos estudantes envolvidos na vivência o debate das políticas públicas de saúde no SUS durante os estágios de vivência nas instâncias de um sistema de saúde regional, municipal e local.

A proposta contempla discussões, rodas de conversas, oficinas e visitas aos serviços de saúde dos municípios de São Sepé, São Pedro do Sul, Faxinal do Soturno, Agudo, Nova Palma, Itaara, Quevedos e Santa Maria (Pronto Atendimento Municipal, Unidade de Saúde da Família, Conselho Municipal de Saúde, HUSM) e 4ª CRS, procurando problematizar como se dá a rede municipal e regional de atenção à saúde. Para isso o projeto será financiado pelo Ministério da Saúde, cabendo aos estudantes somente financiar o deslocamento de sua residência até Santa Maria e o retorno à sua casa.

A metodologia da vivência será em forma de imersão, ou seja, os acadêmicos e os facilitadores ficarão juntos durante todo o tempo, compreendendo alojamento, alimentação e deslocamento para os serviços e municípios, visitas e posterior discussões. Está previsto também a participação de trabalhadores, gestores e professores durante as discussões para auxiliar no debate.

INSCRIÇÕES

O prazo para inscrições é até o dia 10 de janeiro de 2012 (terça-feira).

Para realizar sua inscrição é preciso realizar esses dois passos:

- Realizar a inscrição no site do Ver SUS.

- Enviar uma Carta de Motivação com no mínimo 10 linhas e no máximo 30 para o e-mail versus.rs.centro@gmail.com, respondendo “Por que você quer participar do VERSUS?” e “Qual é a sua experiência? (movimento estudantil, movimentos sociais, grupos de pesquisa e extensão, etc)”.


Há uma comissão local que pode retirar suas dúvidas, a comissão é formada por:

Lidiane Tais Winck: lidiwinck@hotmail.com
Leonardo da Silva Soares: leosoares.enf@gmail.com
Luciane Régio Martins: luhumaniza2009@gmail.com
Sueli Goi Barrios: sueligbarrios@hotmail.com
Maria Denise Schimith: ma.denise2011@gmail.com
Marco Colomé Beck: marcocbeck@gmail.com