segunda-feira, 26 de outubro de 2009

AVANTE! - Construindo o DCE em toda a UFSM

Nos últimos anos a UFSM expandiu-se para além de Santa Maria. A expansão e interiorização do Ensino Superior Público e Gratuito e de Qualidade sempre foi uma demanda dos jovens brasileiros e pauta do Movimento Estudantil. Agora, com novos centros, mais professores, mais estudantes, cada vez mais se apresentam demandas a serem contempladas. Uma destas é a da organização estudantil. Após a criação dos Diretórios Acadêmicos dos cursos, surge à necessidade de ampliarmos para todos os campi a organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a entidade que representa todos os estudantes da UFSM.

Mas nem sempre foi assim. Até 2009 o DCE da UFSM restringia-se a representar os estudantes de Santa Maria apenas. Foi somente no Congresso Estudantil da UFSM realizado em Maio, que se alterou o Estatuto do DCE, para que este represente a todos os centros da universidade.

Agora nosso desafio é descentralizar o DCE da sede Santa Maria para todos os centros e fortalecer a organização dos estudantes para assim garantir que estas extensões sejam implementadas com qualidade.

Durante a gestão do DCE Viração uma das prioridades do DCE foi justamente defender nos Conselhos Superiores condições de ensino, pesquisa e extensão e assistência estudantil ao CESNORS e UDESSM. Da mesma forma buscou-se construir a relação do DCE com os estudantes e DAs, assim como incentivou-se a participação destes nos espaços nacionais do Movimento Estudantil, como o Conselho de DAs da UNE (CONEB), Congresso da UNE (CONUNE), Congresso dos Estudantes de Agronomia (CONEA).

E é desta relação que surge a chapa AVANTE! para eleição do DCE da UFSM. Estamos convictos de que nossa força cresce com nossa organização e para isto, contamos com você nesta caminhada!

Apenas começamos!