sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carta de Reivindicações dos Estudantes

Carta de Reivindicações dos Estudantes


Gerais



Restaurantes Universitários para estudantes
que não possuem benefício sócio econômico em todos os campi e a reestruturação do RU para que tenha mais uma saída, acabando com as longas filas para entrega da bandeja;


· Mais horários para a venda de créditos;


· maior flexibilidade na compra de créditos para o RU para Palmeira das Missões;


· que o RU abra os sete dias da semana sem aumento nos preços;


· por opção vegetariana no cardápio dos RUs.


2. Casas dos Estudantes (CEUs) e BSE


· Colocação de grades nas portas dos apartamentos das casas dos estudantes para garantir a segurança dos estudantes, conforme assembleia da CEU II;


· ativação do Conselho de Moradia;


· pela criação de uma comissão transparente para realizar a avaliação da cedência ou retirada do BSE dos estudantes e que tenha participação de estudantes;


· Garantir internet de qualidade para todas as CEUs;


· Pavimentação das ruas das CEUs;


· Pela discussão pública do NAE (Núcleo de Atenção ao Estudante)


· gestão democrática e autonomia das CEUs, inclusive nos demais campi;


· Contra os projetos punitivos para reinserção no programa de BSE;


· Garantia de estrutura, instrumentos e informações para o funcionamento das diretorias


· Que o BSE não seja usado de forma coersitiva: contra o corte do BSE;


· que seja levada em consideração os projetos de extenção e pesquisa, movimento estudantil e bolsa trabalho como carga horária


· Pela retirada da vigilância da sala do bloco 13, e que essa seja transfêrida para a guarita do paradâo. A sala do bloco 13 deve ser gerida pelos morados da CEU II através dos conselheiros dos blocos ou assembleia geral da CEU II;


· pela rediscussão dos critérios para o acesso ao BSE para pós-graduação.


· Pela reforma imediata dos alojamentos do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen;


· garantia de moradia feminina no CAFW;


· pelo direito do estudante calouro e não-calouros à moradia provisória na União Universitária;


· por mais banheiros na União Universitária;


· que o chamado “mistinho” seja convertido em um espaço cultural;


· que as regras em relação ao tempo de BSE seja em relaçao ao curso atual do estudante (tempo total do curso e meio


3. Estudantes Bolsistas


· Pela conversão das bolsas de trabalho em bolsas de ensino, pesquisa e extensão;


· Reajuste imediato das bolsas e definição de um índice de reajuste que leve em consideração a inflação anual;


· Mais direitos aos estudantes bolsistas, levando em consideração a lei de estágio, que exige, por exemplo, férias remuneradas;


· Liberação para atividades acadêmicas;


· Férias semestrais, respeitando o calendário acadêmico;


· Proteção contra riscos para a saúde no caso dos bolsistas do HUSM;


· Que as atividades designadas aos bolsistas sejam respeitadas para que não haja abuso nem sobrecarga de trabalho;


· Encaminhamento dos bolsistas para a área de seu curso;


· Revisão da carga horária de trabalho dos bolsistas;


· Vincular a bolsa no currículo do estudante;


· Evitar férias dos técnicos administrativos simultaneamente; REFORMULAÇÃO (que os bolsistas não sejam responsabilizados pela prestação dos serviços);


· Regulamentação de órgão de apoio aos bolsistas;


· Respeito às opções culturais, políticas e sexuais, REFORMULAÇÃO;


· Não a perseguição política durante as atividades dos bolsistas; abaixo o assédio moral, conforme legislação específica vigente;


· que os bolsistas do curso de Enfermagem tenham os direitos/ lei do estágio/aumento da bolsa/acompanhamento pedagógico e profissional/não entre na escala de trabalho do serviço/


· Implementação de bolsa para todos os estudantes do internato da medicina


4. CESNORS


· Pela abertura e ampliação imediata de moradias estudantis nos campi de Federico Westphalen;


· três (03) refeições no Restaurante Universitário para todos os estudantes, principalmente para os que possuem BSE, conforme a demanda;


· Pelo cadatramento imediato dos alunos do curso de Sistemas de Informação no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP);


· Reabertura do edital do bolsa transporte para os calouros que ainda não possuem o BSE;


· Meia passagem do transporte ;


· Pela pavimentação e iluminação de qualidade em todos os campi;


· Criação de sede própria para o DCE e todos os DAs;


· Construção de uma forma temporária e imediata de assistencia estudantil para os estudantes para os estudantes q possuem BSE e que não possuem vaga na casa do estudante;


· Aumento e melhorias da infra-estrutura para os serviços de xerox;


· Não a perseguição política durante as atividades dos bolsistas;


· Secretarias da PRAE em todos os campi;


· Assistência estudantil integral e equivalente em todos os campi;


5. Bibioteca


· Pela ampliação dos horários de atendimento da biblioteca, principalmente nos horários noturnos e finais de semanaque nos dias úteis, o horário de funciomento seja ampliado até a meia-noite;


· Pela ampliação do acervo da biblioteca, com a inclusão de livros em braile e de autores afro e com temática africana para qualificação do debate das ações afirmativas;


· pela aquisição de filmes culturais com finalidade formação acadêmica dos estudantes;


6. Pautas gerais:


· Investimento de 10% do PIB para a educação pública e 1,3 bilhões para o PNAES;


· Contratação por concursos públicos de mais funcionários para o HUSM por Regime Jurídico Único;


· Construção de uma Unidade Básica de Saúde Escola (UBS-Escola) no campus da UFSM que atenda às demandas da comunidade universitária (principalmente moradores das CEU’s e bolsistas) e comunidade em geral, que seja referência em ensino interdisciplinar e baseada nos princípios do SUS, promovendo assistência integral em saúde;


· Institucionalização da creche Ipê Amarelo, ampliação de vagas para as mães residentes nas CEUs e funcionamento noturno da creche;


· Ampliação do número de laboratórios bem como a melhoria destes;


· Programa de assistência estudantil específico para estudantes ingressos pelas ações afirmativas, respeitando suas especificidades;


· Processo de reestruturação curricular seja realizado a partir de comissões paritárias e pelo fim do Núcleo Docente Estruturante;


· Reforma nos ginásios do CEFD;


· Fim das terceirizaçõespor concursos públicos para contratação dos servidores;


· Gestão pública e democrática dos Hospitais Universitários - contra a PL 1749!


· Manutenção dos prédios públicos da UFSM no centro e por uma reforma geral destes;


· Xerox gratuito para os estudantes carentes;


· Uma universidade com um novo modelo pedagógico;


· Contratação de professores efetivos via concurso público, principalmente para os cursos do REUNI;


· Por um centro de extensão comunitária no centro de Santa Maria;


· Pela contratação de intérpretes e pela abertura de mais DCGs ou mini-cursos de Libras;


· Pela assistencia estudantil para os estudantes da pós-graduação;


· pela retomada das obras do Centro de Convenções e pela cobrança do término da obra dos prédios do CCSH;


Pautas específicas:


- Para o curso de Medicina:


· Bolsa de auxílio estudantil para todos os estudantes que estão no internato;


· Contratação urgente por concurso público de mais professores efetivos;


· Exigência de prestação de contas do internato regional para os estudantes;


· Fiscalização dos horários de trabalho dos médicos do HUSM e punição aqueles que não cumprem suas funções;


· exigimos posicionamento da reitoria em nota pública a respeito das atitudes opressoras dos professores membros do colegiado do curso de Medicina;


- Para o curso de Enfermagem:


· Bolsa de auxílio estudantil para todos os estudantes que estão em estágio obrigatório;


· pelo direito de almoço gratuito no HUSM para os estagiários;


· Contratação urgente por concurso público de mais professores efetivos;


· Licitação imediata de uma nova empreiteira para o término do novo prédio do CCS;


· Por mais salas de aula e por mais laboratórios;


- Para o Curso de Relações Internacionais, Produção Editorial:


· que se faça uma análise de cada caso para a contratação urgente de mais professores efetivos;


- Para o curso de Comunicação Social:


· pela destinação de um prédio para o curso de Comunicação Social;


- Para o curso de Fisioterapia:


· pelo aumento do espaço físico, não sucatemento do serviço da Fisioterapia e pela aquisição suficiente de materiais de materiais básicos para atendimento;


· pelo direito de almoço gratuito no HUSM para os estagiários;


- Para o curso de Terapia Ocupacional:


Novo prazo para a entrega do novo prédio do CCS;


Agilidade das licitações de materiais e livros;


Alternativa para contratação de professores visto que no Brasl, atualmente, existem poucos doutores em Terapia Ocupacional;


- Para o curso de Educação Física:


que os conselhos superiores da UFSM respeitem a autonomia do CEFD frente a aprovação da Licenciatura Plena de Caráter Ampliado no Conselho de Centro;


- departamento de Psicologia:


pela abertura de mais vagas e contratação de mais professores para o departamento;