O DCE da UFSM convoca todos os estudantes da Universidade para a Assembleia Geral dos Estudantes, a ser realizada nessa quarta (30), às 16h30 no auditório do CCR (prédio 42). A assembleia tem como pauta a greve dos docentes das universidades federais, em especial na UFSM. A intenção do DCE em convocar a assembleia é esclarecer para os estudantes as pautas da greve e definir em conjunto com os estudantes posições e encaminhamentos.
Posição Política do DCE UFSM sobre a greve dos professores
Evento no Facebook
Uma greve por uma Universidade Democrática e Popular
O momento pelo qual passamos é de mobilização e unidade entre as categorias por uma Universidade Democrática e Popular. A expansão da universidade pública garantiu maior acesso, porém veio sem o devido investimento em estrutura, contratação de trabalhadores e assistência estudantil, além de não questionar o caráter do ensino tradicional e conservador.
Nesse momento é necessária a luta por direitos dos trabalhadores, para garantir as condições de trabalho e ensino. Também é preciso garantir condições de permanência dos estudantes. Para isso defendemos o investimento de 10% do PIB na educação, além da nossa disputa aqui na UFSM.
Porém nossa luta deve ir além. Trabalhadores e estudantes lutam pela qualidade do ensino, mas também devem lutar por outro papel para a Universidade Pública, por democracia na Universidade, uma educação menos fragmentada e vinculada à realidade da população!
Venha discutir a greve e construir a luta dos estudantes!