Reunidos em Ato Público na tarde desta segunda-feira (05), cerca de 200 estudantes esperaram por mais de duas horas em frente ao prédio da SUCV, onde está o gabinete do prefeito Cezar Schirmer. Por volta das 14h, assessoria de Schirmer havia confirmado que receberia o documento, mesmo fora do horário de expediente (que encerra a 13h da tarde), no momento em que Leonardo Soares (DCE da UFSM) e Tiago Aires (DCE da Unifra) iriam protocolar o documento no gabine foram impedidos de entrar.
A manifestação cresceu no final da tarde, quando a Avenida Rio Branco ficou trancada em forma de denúncia do aumento e da desconsideração do prefeito municipal. Após uma plenária na Rio Branco, a manifestação seguiu para o calçadão. Na quarta-feira, às 11h, haverá novo Ato Público, na Saldanha Marinho.
Confira as reivindicações do documento que Schimer não quis receber, em ofício encaminhado pelo Bloco Contra o Aumento, pelo DCE da Unifra e pelo DCE da UFSM:
A manifestação cresceu no final da tarde, quando a Avenida Rio Branco ficou trancada em forma de denúncia do aumento e da desconsideração do prefeito municipal. Após uma plenária na Rio Branco, a manifestação seguiu para o calçadão. Na quarta-feira, às 11h, haverá novo Ato Público, na Saldanha Marinho.
Durante a tarde, estudantes aguardaram que Schirmer recebesse as reivindicações. Foto: Rafael Balbueno/SEDUFSM
Confira as reivindicações do documento que Schimer não quis receber, em ofício encaminhado pelo Bloco Contra o Aumento, pelo DCE da Unifra e pelo DCE da UFSM:
• Redução da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano de Santa Maria, já que o poder aquisitivo da população não suporta mais os constantes aumentos;
• Desconto de R$ 0,20, referente à decisão judicial (nº 027/1.09.0000590-7) que considerou ilegal a sessão do CMT em que foi aprovado o aumento de R$ 1,80 para R$ 2,00.
• Pedimos um posicionamento da Prefeitura, por meio do prefeito Cezar Schirmer, frente à sentença judicial nº 1993.71.02.000045-3/RS que declara os donos das empresas concessionárias do transporte coletivo culpados por sonegação fiscal e corrupção ativa, sendo que os mesmo continuam a prestar os serviços ao município.
• Direito pleno a meia-passagem: nenhuma limitação ao uso do meio-passe pelos estudantes e manutenção das gratuidades;
• Construção e manutenção de abrigos em todas as paradas e todos os ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais;
• Publicização dos itinerários e horários em cada linha nos terminais;
• Ampliação das linhas nos momentos de pico e também à noite e de madrugada, para todos os bairros;
• Aumento de salários dos funcionários das empresas, sem aumento da passagem: pela redução da taxa de lucro dos empresários.
• Criação de novas linhas que possibilitem aos usuários o deslocamento entre os bairros da cidade, sem a necessidade de ir até o centro;
• Retorno do Dia do Passe Livre, com periodicidade definida e sem redução da frota em circulação, além de atividades culturais no centro de Santa Maria
• Transparência e Controle Público no Transporte de Santa Maria: realização de auditoria pública das empresas de transporte de Santa Maria; congelamento da tarifa até a realização desta auditoria;
• Ampliação do horário de funcionamento para a compra de créditos da ATU, no centro e no Campus da UFSM
• Realização de licitação do transporte coletivo e discussão da mesma com a população, considerando principalmente o poder aquisitivo da população santamariense.
• Efetiva fiscalização: controle pelo poder público do cumprimento de horários e itinerários; transparência financeira das empresas; garantia dos direitos do consumidor; garantia dos direitos dos trabalhadores do sistema de transporte coletivo;
• Apresentação mensal das planilhas e notas fiscais comprobatórias dos custos operacionais das empresas;
• Pela implementação imediata do Transporte Integrado com Tarifa Única entre os diferentes pontos de integração do Sistema.
• Desconto de R$ 0,20, referente à decisão judicial (nº 027/1.09.0000590-7) que considerou ilegal a sessão do CMT em que foi aprovado o aumento de R$ 1,80 para R$ 2,00.
• Pedimos um posicionamento da Prefeitura, por meio do prefeito Cezar Schirmer, frente à sentença judicial nº 1993.71.02.000045-3/RS que declara os donos das empresas concessionárias do transporte coletivo culpados por sonegação fiscal e corrupção ativa, sendo que os mesmo continuam a prestar os serviços ao município.
• Direito pleno a meia-passagem: nenhuma limitação ao uso do meio-passe pelos estudantes e manutenção das gratuidades;
• Construção e manutenção de abrigos em todas as paradas e todos os ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais;
• Publicização dos itinerários e horários em cada linha nos terminais;
• Ampliação das linhas nos momentos de pico e também à noite e de madrugada, para todos os bairros;
• Aumento de salários dos funcionários das empresas, sem aumento da passagem: pela redução da taxa de lucro dos empresários.
• Criação de novas linhas que possibilitem aos usuários o deslocamento entre os bairros da cidade, sem a necessidade de ir até o centro;
• Retorno do Dia do Passe Livre, com periodicidade definida e sem redução da frota em circulação, além de atividades culturais no centro de Santa Maria
• Transparência e Controle Público no Transporte de Santa Maria: realização de auditoria pública das empresas de transporte de Santa Maria; congelamento da tarifa até a realização desta auditoria;
• Ampliação do horário de funcionamento para a compra de créditos da ATU, no centro e no Campus da UFSM
• Realização de licitação do transporte coletivo e discussão da mesma com a população, considerando principalmente o poder aquisitivo da população santamariense.
• Efetiva fiscalização: controle pelo poder público do cumprimento de horários e itinerários; transparência financeira das empresas; garantia dos direitos do consumidor; garantia dos direitos dos trabalhadores do sistema de transporte coletivo;
• Apresentação mensal das planilhas e notas fiscais comprobatórias dos custos operacionais das empresas;
• Pela implementação imediata do Transporte Integrado com Tarifa Única entre os diferentes pontos de integração do Sistema.