domingo, 30 de setembro de 2012

Debate entre canditados à Prefeitura de Santa Maria





O DCE UFSM por entender a importância das eleições municipais e como este fato tem impacto direto na vida dos Estudantes de Santa Maria, assim como nos demais moradores da cidade, promove nessa Terça-feira, às 17h no Auditório da Química (Prédio 18) no campus UFSM de Santa Maria, um Debate entre os cinco candidatos à prefeitura de Santa Maria.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conselho de Entidades de Base - Setembro/2012

União Nacional dos Estudantes
União Estadual dos Estudantes Livre – Dr. Juca
Universidade Federal de Santa Maria
Diretório Central dos Estudantes

Convocatória:
 Conselho de Entidades de Base

É com grande satisfação que convocamos os Centros e Diretórios Acadêmicos e as Direções das Casas do Estudante da UFSM para o Conselho de Entidades de Base. A ser realizado no dia 26 de setembro, às 19h, no Auditório do DCE.

Pautas:
 -Informes
- Direito dos estudantes/ reposição de aulas
- Regimento Interno do Conselho Fiscal- DCE/UFSM

Att,

DCE UFSM
Gestão Vozes em Movimento.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Todos temos direito a reposição de aulas

Todos os estudantes tem o direito de repor as aulas, tanto os estudantes grevistas como os demais. Caso ocorra que algum professor não queira repor as aulas, os estudantes deverão entrar em contato com a Coordenação do seu Curso e com o Departamento. Se mesmo assim a situação não for resolvida, o próximo passo é protocolar um processo no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), para isso os estudantes poderão contatar com Diretório acadêmico e com DCE para que o processo seja protocolado com 48 horas de antecedência segundo regimento interno da Universidade

Email DCE: dceufsm@gmail.com
Telefones para contato: (55) 91478569 ou  (55) 81037309

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Assembleia Estudantil declara fim de Greve


Na última Segunda-feira, 10 de setembro, ocorreu no Auditório da Química - Prédio 18, às 16 horas, a Assembleia Geral dos Estudantes que declarou fim de Greve com 32 votos a favor, contra 16 que pretendiam a saída unificada juntamente com os Docentes, além disso, foram contadas 7 abstenções. Em avaliação, os estudantes consideraram a saída da Greve vitoriosa, pelas conquistas tidas, como por exemplo:

- O aumento do teto do benefício sócio-econômico a partir de 2013;
- Internet nas CEUs em FW;
- RU para todos os Estudantes de Santa Maria aos sábados, via agendamento;
- Reestruturação da internet na CEU 2;
- Criação de bolsas-permanência no valor de R$315,00 também para os estudantes da UDESSM e CESNORS;
- Ajuda de custos para Estudantes de cursos onde há custos elevados em materiais;
- Grupos de Trabalho entre estudantes e a Reitoria que estudem questões relativas a interdisciplinariedade e formação profissiona;
- Direito de recurso para os pedidos de Benefício Socioeconômico indeferidos;
- Instalação de resfriadores de ar para o RU 2 de Santa Maria, principalmente para este verão.
  
A partir de Segunda-feira, os Estudantes Grevistas já podem começar a ter aulas repostas pelos Professores não grevistas, porém, as aulas repostas pelos professores grevistas, irão começar a partir do momento de fim de Greve Docente. Se algum Professor se negar a repor aula aos Grevistas, os Estudantes devem procurar o DCE, para que tais nomes sejam levados ao CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, juntamente com o pedido de reposição de aulas vindo diretamente do Conselho. 

A Assembleia Geral dos Docentes acontecerá amanha, Quinta-feira, dia 13 de setembro, às 15 horas, também no Auditório C da Química, Prédio 18. A Assembleia é também aberta aos Estudantes.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vamos falar sobre Cotas?

Este foi o título da Aula Pública que ocorreu na última Quarta-Feira, dia 05 de setembro, na Praça Saldanha Marinho. O debate contou com a presença da Professora Maria Rita Py Dutra, Nei D'Ogum, a Estudante de Ciências Sociais da UFSM, Suelen Aires Gonçalves, o Indígena e membro da Camissão de Ações Afirmativas, Augusto Opã da Silva e do Educador Popular Cícero Santiago, como mediador da mesa. Durante aproximadamente duas horas de debate, cerca de 300 pessoas passaram pelo local. A ideia da construção da Aula Pública surgiu para dialogar com a comunidade sobre a importância das Ações Afirmativas, a partir do momento em que o chamado Exército Anti-Cotas, liderado por cursinhos e colégios particulares, organizou uma Marcha no centro da cidade. Durante o debate, os estudantes cotistas da UFSM carregaram uma placa dizendo: "Sou Cotista" e foram expostas na Praça, faixas que continham as frases: "Cotas enquanto forem necessárias" e "Que a Universidade se pinte de Povo". A Aula Pública contou com a organização e o apoio do Museu 13 de Maio, Ilê Axé Ossanha, GAPIN, Cursinho Popular Práxis, ASSUFSM, Rede de Educação Cidadã, AFRONTA, AENUFSM, MNLM, CORAP, Levante Popular da Juventude e DCE. Segundo Nei D'Ogum, "temos uma sociedade racista e nós queremos Negros e Negras, além de estarem na periferia, nas Universidades."



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Assembleia Estudantil delibera por indicativo de fim de Greve

Na tarde desta segunda-feira (03/09), ocorreu a Assembleia Geral dos Estudantes, no Auditório da Química - prédio 18, onde foi apresentado como pauta os avanços das negociações e realizada uma avaliação da greve.
Os integrantes da comissão de negociação do Comando de Greve Estudantil apresentaram os resultados das mais de dez reuniões realizadas junto à administração da universidade.
Após ser discutido os avanços das pautas e realizadas avaliações gerais, a Assembleia encaminhou o indicativo de término da Greve Estudantil e uma nova Assembleia Geral, para a próxima Segunda-feira (10/09), tendo como pautas de avaliação do processo de greve e a continuidade ou não da greve estudantil. A assembleia será às 16:00 horas no Auditório da Química, prédio 18.

Greve Estudantil possui conquistas importantes
 

Entre as principais conquistas apresentadas pelos membros da comissão de negociação estão:
- Instalação de internet nas casas do estudante do CESNORS;
- Direito a refeições aos sábados para todos os estudantes de Santa Maria via agendamento;
- Encaminhamento de auxílio materiais para cursos com gastos elevados em materiais;
- Sala 24h para estudo para os moradores da CEU II;
- Direito de recursso para os pedidos de benefício socioeconômico indeferidos;
- Abertura de novo edital para as bolsas de permanência (para estudantes do CESNORS e UDESSM);
- Instalação de resfriadores de ar para o RU 2 de Santa Maria para este verão.

Foi criada ainda uma comissão paritária que estudará o valor a ser acrescido no teto para acesso ao benefício socioeconômico (BSE), que atualmente está no valor de R$ 750,00 per capita. O Plano Nacional de Assistência Estudantil prevê que esse teto seja no valor de 1,5 salário mínimo.
Outra comissão paritária a ser criada junto a PROGRAD tratará das pautas de formação profissional levantadas, como desburocratização do acesso às disciplinas complementares de graduação (DCG), ampliação da oferta de DCGs de Braile e Libras, interdisciplinariedade nos cursos de graduação e a criação de uma avaliação dos professores pelos estudantes.

Nesta semana ainda estão marcadas quatro reuniões com a reitoria da UFSM, onde serão tratadas pautas pendentes e realizados novos encaminhamentos.

domingo, 2 de setembro de 2012

Estudantes realizam Assembleia Geral

Os estudantes da UFSM realizam, nessa segunda-feira, nova Assembleia Geral, onde irão avaliar as negociações com a universidade e demais encaminhamentos em relação a greve estudantil. A Assembleia acontece a partir das 13h30, no auditório da Química (Prédio 18, auditório C), no campus de Santa Maria. Na quarta-feira, também às 13h30, os estudantes de Frederico Westphalen realizam assembleia, no auditório do CAFW.

10% do PIB para Educação e a necessidade de reformas estruturais


Por Jonatas Moreth*
Há um bom tempo que os Movimentos sociais não construíam uma pauta de tamanha unificação. Da UNE a CNTE, da CUT ao MST: todos saíram às ruas reivindicando que no novo PNE – Plano Nacional de Educação seja aprovada a meta de investimento mínimo de 10% do PIB para Educação Pública nos próximos 10 anos.
O PNE tem causado muitos debates e polêmicas e já tramita no Congresso Nacional há mais de um ano. No mês passado tivemos uma importante vitória nesta luta: Após muita pressão dos Movimentos Sociais e um ato organizado pela UNE no dia da votação do projeto na Comissão Especial da Câmara conseguimos aprovar por unanimidade a emenda do Deputado Paulo Rubem (PDT/PE). Esta emenda determina que nos primeiros 5 anos de vigência do PNE seja investido no mínimo 7% do PIB para a educação pública, e ao completar 10 anos alcancemos o patamar de 10%. Frise-se que é investimento na educação pública!