quarta-feira, 27 de março de 2013

XXII Festival Cultural Nossas Expressões - Edital e Ficha de Inscrição


XXII FESTIVAL NOSSAS EXPRESSÕES - SANTA MARIA

O XXII Festival Nossas Expressões será realizado na cidade de Santa Maria no período de 17 à  21 de abril de 2013. O Festival consiste em um conjunto de atividades culturais, debates, oficinas e diversas mostras organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSM com parceria da UFSM e demais movimentos e coletivos da sociedade. O Festival Nossas Expressões vem, historicamente, buscando articular a cultura produzida na universidade e neste ano tem como tema "Cultura e Politicas para a Juventude".

Regulamento Geral
1. Datas de inscrições serão de 27 de março a 12 de abril de 2013.

2. As inscrições serão realizadas através:
2.1. Do preenchimento do questionário online, disponível no Blog do DCE (dceufsm.blogspot.com)

3. Todos os participantes se responsabilizam pela leitura e cumprimento do regulamento e a inscrição do trabalho implica na aceitação do mesmo.

4. O DCE distribuirá os espaços conforme a disponibilidade e divulgará oportunamente.

5. Os artistas devem comprometer-se nos horários estabelecidos de suas apresentações a fim de manter a organização do festival para ninguém ser prejudicado.

6. Os certificados das atividades serão entregues imediatamente após realizadas as atividades, sendo na mostra visual e literária, retirada com os trabalhos.

7. Os certificados para observador só poderão ser retirados com 75% de presença nos debates.

8. Os inscritos e selecionados autorizam o DCE a divulgar as fotos e os trabalhos em jornais, revistas, canais de TV e outras mídias.

Regulamento Mostra Musical:

1. A banda deverá preencher obrigatoriamente os itens: Nome, estilo musical, influências

2. Sobre estrutura das apresentações: 2.1. O DCE disponibilizará cubos de guitarra/violão, cubos de baixo, cubos de voz, microfones e 1 bateria sem pratos, sendo de inteira responsabilidade da banda os demais equipamentos necessários.

2.2. O DCE não se responsabilizará pelos equipamentos das bandas.

2.3. As bandas deverão respeitar os horários de inicio e término das apresentações.

Mostra Visual:

1. Na ficha de inscrição deve constar obrigatoriamente o tipo de mostra (se for Pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, artes gráficas, objeto, instalação, performance e intervenção urbana, etc) e a questão a ser respondida.

2. Será permitido no máximo 3 trabalhos por artista. Se possível, enviar foto no formato jpg junto da inscrição dos mesmos.

3. No caso de ser intervenção ou performance constar o lugar a ser realizado.

4. Deverá ser anexado na ficha de inscrição um relato de apresentação sobre o trabalho que o acompanhará na mostra.

5. A entrega e retirada dos trabalhos deverão ser exclusivamente na sede do DCE do centro (CEU I, Rua prof. Braga 79). Sendo de responsabilidade do artista o transporte até o local a ser entregue os trabalhos a cima especificado.

 6. Entrega dos trabalhos será até dia 12 de Abril, e retiradas a partir do dia 23 de Abril até 30 de Abril de 2013 na sede Central do DCE. Após esta data o DCE não se responsabilizará pelos mesmos.

7. Todos os trabalhos entregues deverão estar em envelopes devidamente identificados.

 Mostra Literária.
1. Os trabalhos deverão ser autorais.

2. Para a Mostra Literária o trabalho deverá ser entregue até dia 12 de abril na sede central do DCE (CEU I, Rua prof. Braga 79) em envelopes identificados. E retiradas a partir do dia 19 de Março de 2012 no mesmo local. Após esta data o DCE não se responsabilizará pelos mesmos. 3. Os trabalhos serão postados no blog do DCE - UFSM.

2.1 O trabalho poderá ser entregue por e-mail enviado para ufsm.dce@gmail.com até o dia 12 de abril.


Mostra Audiovisual
1. A exibição dos curtas ocorrerá durante o Festival Nossas Expressões, a programação será oportunamente divulgada.

2. Deverá ser entregue até dia 12 de abril 1 (uma) cópia do trabalho no formato DVD. O material deve conter o nome do trabalho, o nome do diretor e a duração do mesmo. Esse material não será devolvido; deverão ser entregues na sede central do DCE (CEU I, Rua prof. Braga 79) em envelopes identificados contendo ficha técnica com as funções principais (diretor, roteirista, diretor de arte, fotógrafo, som, montador/ editor, atores). Sinopse do trabalho (com o tamanho máximo de 10 linhas de 70 toques, 700 caracteres) e poderá ser enviada por e-mail (ufsm.dce@gmail.com)

Mostra Artes Cênicas

1. A Mostra de Artes Cênicas será caracterizada por: Dança, Teatro, Circo ou qualquer outra atividade cênica, seja ela de palco ou de rua.

2. Cada grupo poderá inscrever quantos trabalhos desejar;

3. Os cenários, figurinos e demais elementos utilizados em cena são de responsabilidade das companhias;

4. Por e-mail (ufsm.dce@gmail.com) deverá ser enviado:
4.1 Sinopse do trabalho (no máximo em duas laudas) e relação do elenco;
4.2 Declaração do tempo de duração do espetáculo e especificação do formato (palco ou rua).
4.3 Os locais de apresentação serão oportunamente divulgados.

Oficinas
1. A ficha de inscrição deverá conter:
1.1 Descrição da oficina e duração.
1.2 Nome e contato de todos ministrantes da oficina.
1.3 Descrição das necessidades de espaço.

 2. Quanto a alguma necessidade de materiais para atividades a mesma deve constar na ficha e o DCE entrará em contato para ver as possibilidades.


sexta-feira, 22 de março de 2013

DCE acompanha apresentação do inquérito da Kiss

Polícia Civil indiciou 28 pessoas entre banda, empresários e agentes públicos, incluindo o prefeito Cézar Schirmer

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apresentou hoje a tarde no campus da UFSM os resultados de 55 dias de investigação da tragédia da Boate Kiss. São 16 indiciados criminalmente, além de 19 encaminhamentos ao Tribunal de Justiça, Justiça Militar e Ministério Público.  São 35 responsabilizações que envolvem 28 pessoas, entre eles estão comandantes do Corpo de Bombeiros, secretários municipais e o próprio prefeito Cézar Schirmer.




O DCE acompanhou hoje a apresentação após solicitar a participação a Polícia Civil. No começo da investigação, o DCE também esteve em reunião com o delegado Marcelo Arigony, que coordenou a equipe da Polícia Civil que produziu o inquérito apresentado hoje. Amanhã, a Gestão Vozes em Movimento se reúne para definir a linha adotada pelo DCE nessa nova etapa da luta por Justiça e Verdade.



Indiciamentos:

O 10º EIV já começou!


No dia 11 de março teve início o 10º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Maria, no assentamento Santa Rosa em Tupanciretã (RS). Estão sendo dias de muita discussão, formação, interação e construção coletiva. Discutindo sobre a sociedade que vivemos, a questão agrária, modelos de desenvolvimento no campo, a questão de gênero e a luta das mulheres no campo, o papel da universidade no desenvolvimento agrário brasileiro, o histórico do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a contextualização dos assentamentos no Rio Grande do Sul. 

 Foto: Show com Pedro Munhoz, no assentamento Santa Rosa em Tupanciretã (16/03).

quinta-feira, 14 de março de 2013

DCE quer colaborar com comissão da Assembleia que pretende revisar legislação sobre incêndio


Hoje a tarde, o DCE esteve em reunião com o deputado Valdeci Oliveira, integrante da comissão da Assembleia Legislativa que analisa a legislação de combate e prevenção à incêndios no Estado do Rio Grande do Sul.  No encontro, o DCE foi representado por José Luís Zasso, membro do Conselho Universitário, que pediu informações sobre o andamento dos trabalhos da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que vai revisar a legislação estadual de proteção contra incêndio. A intenção do DCE é se reunir com a Comissão que é presidida pelo deputado Adão Villaverde. Essa reunião faz parte de uma série de encontros que o DCE vem mantendo com representantes de órgãos públicos. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

8 de março: um dia de luta!



O oito de março é o Dia Internacional da Mulher, mas diferente do que muitos acreditam não é um dia de comemoração, mas sim de reforçarmos nossas lutas pela igualdade entre mulheres e homens. As mulheres são historicamente oprimidas pela sociedade machista e patriarcal na qual vivemos, onde recebem os menores salários e são as que mais sofrem com a precarização do trabalho, seus corpos são expostos na mídia como mercadorias junto às propagandas de carros e cervejas. A violência contra a mulher também aponta altos índices.





quarta-feira, 6 de março de 2013

Nota da UNE sobre a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez


A UNE, UBES e ANPG se solidarizam com o povo venezuelano na despedida ao seu presidente da República, Hugo Chávez, que fazia tratamento contra um câncer e faleceu em decorrência de complicações nessa terça-feira, 5 de março. 



Hugo Chávez sempre mostrou respeito e valorização à organização da juventude em todo o continente. A UNE se encontrou com o presidente venezuelano em algumas oportunidades, desde que ganhou a eleição em seu país, em 1998, e deu início a um processo de mudança política e integração da América Latina. Chávez e os estudantes brasileiros tiveram um primeiro encontro em 2004, durante o 16º Festival Mundial da Juventude, realizado em Caracas. Neste mesmo ano, o presidente venezuelano visitou o Brasil e fez questão de participar de um debate promovido pela UNE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

terça-feira, 5 de março de 2013

Nota sobre a CPI

O DCE da UFSM reafirma a posição defendida na nota oficial do dia 25 de fevereiro referente à criação de CPI na Câmara de Vereadores para apurar a tragédia da Kiss. Desde o começo do debate sobre a CPI, estamos acompanhando as discussões, onde estivemos presentes nas sessões da Câmara de Vereadores, pressionando para que o Legislativo Municipal cumpra com seu papel de fiscalização do Poder Público. Preocupa-nos a maneira como a CPI foi criada: numa articulação da base do governo municipal, em um pedido de investigação genérico, que não determina e não delimita o fato a ser investigado e não faz nenhuma menção a apuração das eventuais responsabilidades públicas acerca da tragédia, diferente da proposta inicial defendida pelo vereador Werner Rempel, e acompanhada pelos vereadores Daniel Diniz, Coronel Vargas, Admar Pozzobom, Luiz Carlos Fort, Jorge Trindade (Jorjão) e Luciano Guerra. A CPI será formada pelos vereadores Sandra Rebelato, Maria de Lourdes Castro e Dr. Tavores, todos da base do governo. Diante disso, reafirmamos nosso compromisso com a luta pela justiça e contra as manipulações como esta que ocorreu na Câmara. Não podemos aceitar que após toda esta tragédia os interesses de alguns sejam mais importantes do que a dor de familiares e amigos. Queremos justiça, investigações transparentes e que o poder público se responsabilize pelos eventuais atos ou omissões que contribuíram para a tragédia.


segunda-feira, 4 de março de 2013

Convocatória 5º EME da UNE



O EME surgiu em 2005, por iniciativa da diretoria de mulheres da UNE, com o objetivo de ser um espaço de auto-organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas pelas mulheres dentro das universidades e no movimento estudantil. A segunda edição, que ocorreu em 2007 consolidou o Encontro e permitiu a criação de uma agenda própria. 
Em 2011 o EME contou com a participação de centenas estudantes de todo o Brasil em Salvador. Com o mote “Ô abre alas que as mulheres vão passar” o Encontro reforçou a luta por Creches, assistência estudantil, currículos acadêmicos que abrangem a discussão de gênero e educação não sexista. A partir do encontro foi criada uma agenda de avanços para as mulheres nos espaços de decisão dentro e fora da Entidade e apresentar os desafios da mulher brasileira que, mesmo se admitindo avanços no campo das políticas públicas, no acesso à educação, ainda sofrem com as duplas jornadas de trabalho, com a falta de autonomia e a mercantilização de seus corpos, com a criminalização do aborto e com os valores patriarcais e mercadológicos arraigados no seu cotidiano. 

Carregamos na construção deste 5º EME a trajetória de centenas de mulheres na UNE que unidas rompendo barreiras conquistaram a obrigatoriedade de 30% de mulheres da diretoria, construíram coletivos de mulheres estudantes nas universidades, realizaram uma massiva campanha pela legalização do aborto, campanhas permanentes pelo fim dos trotes machistas e criação de creches.
Apontamos também na luta das mulheres na UNE a importância da disputa dos valores da juventude brasileira. Acreditamos que a construção de um país mais justo passa por transformações estruturantes importantes, que para serem reais, tem de contemplar a pauta das mulheres. Da luta pela democratização dos meios de comunicação com combate à mídia sexista à luta até a luta pela reforma política com inclusão real das mulheres com voto em lista pré-ordenada e alternância de gênero, todo avanço das conquistas feministas é uma forma de democratização da sociedade.
E para construir essa pauta democratizante, entendemos que a universidade cumpre um papel central. Por isso nós mulheres estudantes queremos garantir que  a universidade que hoje contempla metade das mulheres em seu corpo discente, seja também a universidade que contemple as mulheres na sua produção de conhecimento e garanta a permanência das estudantes.  
Entendemos que uma educação de qualidade deve combater a opressão machista e se debruçar em construir a universidade a serviço do povo. Portanto, pela nossa caminhada de luta e perspectiva de construir maiores avanços, a UNE reafirma na sua luta pela igualdade, a luta feminista e declara em alto e bom som que:

Para Mudar a Universidade: 

#SomosTodasFEMINISTAS!


Fonte: http://mulheresnaune.blogspot.com.br/p/mulheres-na-universidade.html
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

DCE apresenta propostas ao Plano Municipal de Saúde

Reunião do Conselho Municipal de Saúde discutiu ações para os próximos quatro anos

Na manhã de ontem (28) em reunião extraordinária realizada no Sintical (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região), o Conselho Municipal de Saúde discutiu o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. O documento é resultado de um levantamento de dados sobre a realidade da saúde no município, análise do plano anterior e conferências municipais diversas (saúde, saúde mental, idoso, criança e adolescente). O plano tem cinco eixos: Rede de Atenção em Saúde, Gestão, Educação Permanente, Controle Social e Ações Intersetoriais. e também estabelece ações de curto, médio e longo prazo para atingir as metas propostas. O Conselho terá uma semana para propor alterações e sugestões ao Plano Municipal de Saúde, que será apresentado na próxima reunião ordinária.

DCE apresentou inicialmente duas propostas: