terça-feira, 31 de agosto de 2010

Debate sobre limite de terras será nesta terça-feira na UFSM

do portal UFSM

da Assessoria de Comunicação Integrada do CCR

e da Coordenação de Comunicação do DCE-UFSM


O Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Florestal e o Núcleo de Apoio à Reforma Urbana e Agrária, o NARUA, convidam a comunidade a participar do debate que será realizado hoje na UFSN sobre o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra, que acontecerá no Brasil entre os dias 1º e 7 de setembro. O debate terá a presença de Antônio Cossetin, representando a coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).


O evento é aberto ao público e ocorre nesta terça-feira, 31 de agosto, às 19h30min, na sala Cláudio Mussói, no prédio 42 do campus. Cossetin também é entrevistado de hoje no Megafone DCE. O programa vai ao ar Ao Vivo às 17h05 nos 800 AM da Rádio Universidade e no www.ufsm.br/radio

Resolução modifica cerimônias de formatura na UFSM

do Portal UFSM

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovou no dia 20 de agosto a Resolução N° 024/2010, que normatiza as formaturas na instituição. O documento revoga a Resolução N° 002/2010, que tratava do mesmo assunto.

Entre as principais modificações que traz a nova resolução, está o parágrafo que determina que cerimônias de formatura propostas fora do período estipulado pelo calendário acadêmico devam ser aprovadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por solicitação da direção do centro e com antecedência mínima de 15 dias do evento.

Outro trecho da resolução estabelece que o formando que tenha optado pela formatura em gabinete poderá participar da formatura solene, entrando com os demais, porém trajando as vestes talares completas (já com capelo), limitando-se a receber os cumprimentos dos componentes da mesa oficial.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prograd


Informação adicional:

Na reunião do CEPE do dia 6 de Agosto o Centro de Tecnologia pediu uma autorização especial ao Conselho para que pudesse aceitar pedidos de formatura de gabinete, que com a Resolução 002/2010 passou a ser atribuição do CEPE. À época a solicitação do CT foi atendida, porém a bancada estudantil, indicada pelo DCE, se manifestou sobre vários outros pontos da Resolução, em especial à proibição de aluno formado em gabinete participar da cerimônia solene. Felizmente, por solicitação do DCE, esses pontos foram corrigidos pela PROGRAD.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Semana da Calourada - Programação

Terça
11h30
Jair Gonçalves -
Local em frente ao RU Novo

20h00
Assistência Estudantil e a expanção da UFSM

Quarta:
11h30
Banda Sobretudo Blues

Quinta
11h30
Rinoceronte


Sábado
20h00
Discussão sobre o centenário de Adoniran Barbosa

23h59 Boate do DCE com o Quarteto do Samba

domingo, 29 de agosto de 2010

Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra - Vídeo

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conselho de DAs da UFSM reuniu-se Quinta-Feira(19-08)


O CEB - Conselho de Entidades de Base (Diretórios Acadêmicos), instância superior ao DCE no movimento estudantil da UFSM, reuniu-se na última quinta-feira (19/8) à noite na sede do DCE-centro.


Dentre as pautas constavam os Informes das atividades, eventos e lutas construídas pelos DAs e DCE; o JUSM - Jogos Universitários de Santa Maria; e o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.



Informes:

- DACEFD (Educação Física): relato Calourada CEFD; Licenciatura Ampliada estará na pauta da Semana Acadêmica; ENEF 2011 será na UFSM;

- DCE: luta pelo transporte público em Frederico Westphalen, ato com 250 pessoas reduziu a tarifa de volta pra R$ 0,60;

- DAON (Agronomia): relato Calourada Agronomia; 53º CONEA foi realizado na UFSM; FEAB-SM se proporá a assumir o NTP de Relações Internacionais da FEAB;

- NARUA (Núcleo de Apoio à Reforma Urbana-Agrária): relato da construção do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra e que haverá debate no dia 31/8 as 19:30hs no Auditório do CCR;

- DLD (Direito): nova gestão Atitude e Assembléias Gerais do curso devido a falta de professores;

- DCE: questão das formas de ingresso na UFSM, foi tirada comissão com a reitoria para seguir discutindo, com dois estudantes: Zasso pelo DCE e Marcos do DACE se propôs a participar também;

- DACE (Centro de Educação: com nova gestão, estão pautando o xerox do Centro de Educação;

- DCE: relato da reunião com reitoria sobre abaixo-assinado da assistência estudantil, reitoria não quer aumentar teto para conseguir o benefício sócio-econômico para 1,5 salários, nem disponibilizar transporte intercampi periódico; Ponto de Carona, agora é pra sair;

- Silveira Martins: atos dos estudantes com DCE por assistência estudantil, agora irão iniciar negociação para implementação da moradia estudantil em uma escola desativada;

- DACAR (Arquivologia): situação complicada do curso de Arquivologia;

- DAENF (Enfermagem): Manifestações da sociedade em defesa do Conselho Municipal de Saúde;

- DCE: Calourada II/2010 será na semana dos dias 30/8 a 4/9 e contará com diversas atividades;


Em relação ao JUSM, discutiu-se que os Jogos Universitários de Santa Maria serão realizados em Outubro e que as seletivas deverão ser realizadas em Setembro pelos Diretórios Acadêmicos. Outro grande desafio no que diz respeito ao JUSM deste ano é que pela primeira vez este deverá envolver todos os campi da UFSM e não apenas as universidades de Santa Maria, o que ainda está em discussão sobre como irá ocorrer.

Já sobre o ENADE, os Diretórios realizaram uma boa discussão sobre esta pauta, sob a qual o movimento estudantil da UFSM possui uma série de críticas. Ressaltou-se sobre a importância desta discussão ser realizada com antecedência para que os estudantes possam tirar um posicionamento prévio quanto ao ENADE, não deixando para discutir este tema na última hora.

O ENADE 2010 será realizado no dia 21/11 em todo país para os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Zootecnia, cursos superiores de Tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

No debate realizado, ressaltou-se que o ENADE é parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), sistema que substituiu o antigo Provão, sendo composto por uma Avaliação Externa do MEC, uma Avaliação Interna da instituição de ensino e pelo ENADE. Dentre as críticas dos estudantes ao ENADE está o fato de manter diversos elementos negativos presentes no Provão, como a obrigatoriedade em se fazer a prova (se o estudante selecionado não vai fazê-la, corre o risco de não receber o diploma); o fato de ser uma avaliação nacional que desconsidera as especificidades regionais e que não avalia o processo educacional, mas apenas o resultado deste em apenas um turno de prova, dentre outros elementos citados.

Outra questão comentada foi sobre os objetivos do MEC em se realizar tal avaliação, que é o ranqueamento de cursos e instituições, tanto públicas, como privadas, através do IGC - Índice Geral de Cursos, do qual o ENADE compõe 60% do valor da qualidade do curso, acabando por responsabilizar mais o estudante pelo resultado do curso, do que pelas condições de ensino colocadas para os acadêmicos (número de professores, laboratórios, livros, assistência estudantil, etc). O ranqueamento faz com que os cursos ofertem bolsas e disciplinas “pré-ENADE” para que os estudantes tirem boas notas na avaliação, mascarando assim a realidade do curso.

Com o objetivo de aprofundar esta discussão e definir qual será a intervenção dos estudantes na questão do ENADE (apontando no sentido da campanha pelo boicote ao ENADE), foi deliberado a criação do Fórum de Avaliação Institucional da UFSM, que terá por papel discutir o ENADE-SINAES, assim como qual a proposta de Avaliação Institucional dos estudantes da UFSM. Este Fórum será composto inicialmente pelo DCE, DAON, DAEF, DAENF, DACAR, DATA e DA Silveira Martins, e esta pauta irá retornar a discussão nos próximos Conselhos de DAs.

Na UDESSM, Assembléia funda novo Diretório Acadêmico

Na manhã do dia 20 de agosto, reunidos os estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Agronegócio, foi fundado um novo Diretório Acadêmico na UDESSM-UFSM (Unidade Descentralizada de Ensino Superior em Silveira Martins), representando os dois cursos: o DAEGAA (Diretório Acadêmico dos Estudantes de Gestão Ambiental e Agronegócio). Dentre as pautas constavam a fundação do DAEGAA, a discussão do Estatuto da entidade, a escolha da Comissão Eleitoral e a questão da sede do DA. Também foi tirada uma comissão para tratar da implementação da CEU (Casa do Estudante Universitário) em Silveira Martins e discutido a questão do transporte entre Santa Maria e Silveira Martins.

Representando o DCE-UFSM e a UNE, esteve presente o acadêmico de História Pedro Sérgio da Silveira, que ressaltou a importância da organização estudantil para lutar pelos seus direitos, especialmente no atual contexto de expansão da UFSM, que tem gerado uma série de demandas no que diz respeito à Assistência Estudantil nos novos campi da instituição.

Após a Assembléia alguns estudantes visitaram a futura sede dos Diretórios Acadêmicos da UDESSM, o espaçoso sótão do prédio.

Parabéns galera e força na luta!

Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra

Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

Sociedade brasileira terá a chance de acabar com o latifúndio no Brasil durante o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra, que ocorrerá entre os dias 01 e 07 de setembro.



por Assessoria de Comunicação FNRA

Falta menos de um mês para o início do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil. Entre os dias 01 e 07 de setembro, toda a sociedade brasileira terá a oportunidade de dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país, ou seja, se concorda ou não com o latifúndio.


Durante os dias 15 e 17 de julho, cerca de 100 representantes de entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais do campo e da cidade de todos os estados da federação, estiveram reunidos em Brasília para a II Plenária Nacional de Organização do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.

No encontro foram aprofundados estudos sobre a questão fundiária do país, em que os participantes expuseram a realidade de cada região brasileira. As atividades contaram com a assessoria do geógrafo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Ariovaldo Umbelino. Além das análises, foram debatidas e planejadas ações de divulgação, organização e articulação da semana da coleta dos votos.

Os estados já estão organizados em comitês compostos por diferentes entidades e organizações. A partir dos comitês estaduais, estão sendo formados os comitês regionais, onde municípios das diferentes regiões também estão sendo inseridos no processo.

Dentre os encaminhamentos da plenária, foi definido o Dia Nacional de Mobilização pelo Limite da Propriedade da Terra, que será realizado no dia 12 de agosto, em memória a mártir Margarida Alves, camponesa assassinada em 1983. Neste dia os articuladores do Plebiscito Popular farão um grande mutirão de formação da sociedade brasileira que já está sendo conscientizada sobre a realidade agrária do país.


Abaixo-Assinado pelo Limite da Propriedade da Terra - Clique e Participe


A população brasileira também é convidada a participar de um abaixo-assinado que já está sendo circulando em todo país e que continuará após o Plebiscito. O objetivo desta coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.

Além das 54 entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, também promovem o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, a Assembléia Popular (AP) e o Grito dos Excluídos. O ato ainda conta com o apoio oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).


Pelo direito à terra e à soberania alimentar: Vamos às urnas mostrar nosso poder popular! - Vamos à luta


A realização e o sucesso do plebiscito dependem única e exclusivamente da participação e do empenho de cada um, de cada entidade, organização e pastoral, uma vez que não existe nenhum apoio público e da mídia. Representa a força e a determinação de quem acredita em que algo pode ser feito para corrigir esta absurda concentração de terras que acaba por excluir milhões de famílias de terem seus direitos protegidos. Portanto,

  • Fale, comente e divulgue, também pela internet e redes sociais (orkut, twitter), o plebiscito para seus amigos, sua família e colegas de trabalho.
  • Integre-se aos comitês locais ou estaduais que vão organizar o Plebiscito.


Na Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos:

  • Intensifique a divulgação;
  • Ajude a organizar os locais de votação;
  • Participe de alguma mesa de votação;
  • VOTE;
  • Assine o abaixo-assinado que será levado ao Congresso Nacional para que seja votada uma emenda constitucional que determine um limite ao tamanho das propriedades.


Conheça as perguntas que estarão na cédula de votação durante o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra

1 - Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

2 - Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?


Para mais informações:

http://www.limitedaterra.org.br/ e http://twitter.com/limitedaterra

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estudantes na luta pela Saúde Pública de qualidade!

Sempre escutamos que “precisamos fiscalizar o que os governantes fazem”, mas é preciso ter claro que só é possível através de espaços para a participação. Neste sentido, uma das maiores conquistas da sociedade brasileira foi, na instituição do SUS, garantir os Conselhos de Saúde como “órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros” (LEI Nº 8.142, DE 1990).


O problema é que quando temos um governo que não executa satisfatoriamente as políticas de saúde e um Conselho de Saúde que cumpre seu papel de exigir que os recursos públicos sejam bem empregados e participa da formulação de políticas e não é respeitado, os governantes tentam passar por cima do Conselho. E essa é a situação pela qual estamos passando em Santa Maria.


A saúde pública em Santa Maria vai de mal a pior, podem perguntar aos usuários do sistema, aos profissionais e aos estudantes da saúde. Temos uma total falta de planejamento; a rede de serviços está desorganizada; Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial desestruturados; falta de profissionais médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários; filas enormes para exames; etc.


Por esses problemas, as metas de 2009 não foram atingidas e, cumprindo seu papel, o Conselho Municipal de Saúde reprovou o relatório da gestão Schirmer/Farret. Como resposta, a base governista na Câmara de Vereadores tenta criar uma lei que interfere no funcionamento interno do conselho como forma de retaliar e enfraquecer o controle social. O parecer do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde é de que a proposta é inconstitucional. É preciso deixar bem claro que QUEM APÓIA ESTE ABSURDO ESTÁ TRABALHANDO CONTRA OS INTERESSES DA POPULAÇÃO.


Devido a presença de muitos manifestantes contrários à aprovação, entre eles associações comunitárias, sindicatos e estudantes, a votação da proposta de lei foi transferida de terça-feira, dia 17/08, para quinta-feira, dia 19/08 – 10:30 h.


Estaremos lá novamente, junto à população de Santa Maria, na luta por uma saúde pública de qualidade e contra os desmandos do governo Schirmer/Farret!


Leonardo da Silva Soares

Diretório Acadêmico da Enfermagem (DAEnf)

Coordenação de Saúde - DCE-UFSM

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Protesto pela Redução da Tarifa no CESNORS

“Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil”. Esta foi uma das frases que a comunidade frederiquense ouviu nesta manhã no centro de Frederico Westphalen.
O “coro”, cerca de 200 pessoas (segundo a Brigada Militar), fez parte de um protesto, que os acadêmicos do Centro de Educação Superior Norte do RS, Cesnors, fizeram da Praça da Matriz até a Prefeitura e posteriormente até o Ministério Público da cidade.


Usando narizes de palhaço e com apitos, os manifestantes buscavam melhorias e transparência no processo de aumento da passagem por parte da empresa São Jorge, o qual faz o transporte até o Cesnors. Segundo o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Mairo Piovesan, a manifestação busca denunciar o processo ilegal do aumento da tarifa.

- Nós queremos, com essa manifestação, um processo transparente, democrático, justo e legal do procedimento de aumento da passagem do transporte até o Cesnors. Se tiver que ter um reajuste, que tenha, mas que tenha de forma legal -, salientou Mairo Piovesan.

O documento entregue ao Prefeito Municipal, José Panosso, consta as principais reivindicações dos estudantes. Entre elas estão: aumento de horários (incluindo horários à noite para os cursos noturnos do Cesnors), melhor estrutura nas paradas de ônibus, cumprimento do trajeto da licitação em todos os horários, entre outros.


Angélica Aires – Assessoria de Imprensa do Cesnors/Agência DaHora

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Prefeitura ATACA Conselho Municipal de Saúde

O Controle Social no município de Santa Maria vive o maior ataque a sua independência e autonomia desde a sua criação e organização como forma de manifestação da sociedade civil e de expressão das necessidades de saúde da população santamariense através da democracia participativa.
Esta tramitando na câmara de vereadores projeto de lei de autoria da vereadora Maria de Lourdes que altera a lei de criação do CMS. Alteração essa que não responde a necessidade de adequação do CMS a resolução 333/03 do Conselho Nacional, mas responde sim a necessidade do gestor de intervir de alguma forma nas decisões do CMS. Ainda não conseguimos ter acesso ao teor completo do projeto, porém um único artigo que nos chegou ao conhecimento, interfere no direito privado das entidades com acento no CMS de indicar seus representantes, isto daqueles que vão falar em nome da entidade. Esse artigo diz que a entidade deverá indicar um conselheiro pelo período de 1 ano, que poderá reconduzi-lo por mais um ano e depois disso esse conselheiro deverá se afastar do CMS só podendo retornar um ano depois. Ao nosso ver isso é absolutamente anti democrático e cerceador da liberdade da entidade de indicar que ela achar melhor para representá-la, mesmo que essa permanecia no CMS seja por tempo indeterminado.

Tal indicativo a nosso parecer nada mais é do que uma forma de manter o conselho formado por conselheiros novos que nada entendem dos tramites da saúde e assim possam ser mais facilmente manipulados pelo gestor. Se isso não fosse verdade certamente a vereadora teria procurado o conselho para falar da construção do projeto e não trabalhado da forma como fez, pois ficamos sabendo do caso por absoluto acaso na quinta feira passada.
Segundo informações que recebemos o projeto esta em regime de urgência e deverá ser votado já na terça feira próxima, pois será feita 2 reuniões em uma (fecha uma e reabre outra) para acontecerem as 3 reuniões necessárias para ir a votação.
Outro fato que nos surpreende é que esse projeto tem vício de origem, pois é originário da própria câmara e pelo que tínhamos conhecimento esse tipo de projeto só pode vir via executivo e com ata de encaminhamento pelo Conselho. Claro se for aprovado entraremos na justiça, mas os senhores sabem como isso é demorado.

Conversamos com o CES que também ficou boquiaberto da atitude da nossa câmara, pois o próprio conselho estadual e os demais conselhos não tem essa pratica e nem esse indicativo em suas leis. O mais surpreendente é que tal projeto veio de uma câmara que se diz democrática e que defende a reeleição de seus membros por tempo indefinido, certamente se fosse os mandatos deles essa lei não passaria da porta de entrada da câmara.

Bom, mas o que podemos fazer? precisamos encher a câmara de vereadores terça feira próxima a partir das 10 e 30 hs do maior número de pessoas possível, as entidades conselheiras devem levar o maior número de pessoas para pressionar os EDIs, as associações de moradores devem levar a comunidade, os sindicatos muitos sindicalizados da base, as associações de trabalhadores também devem levar as bases, pois essa será a única forma de impedirmos tal interferência no controle social.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Venha Para a Caminhada pela REDUÇÃO DA TARIFA no CESNORS-UFSM - Terça, dia 17!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Assembleia estudantil reúne mais de 100 acadêmicos no Cesnors


Na tarde da quinta-feira,12, os acadêmicos da UFSM-Cesnors, campus de Frederico Westphalen, se reuniram para definir o posicionamento dos estudantes em relação ao aumento no valor das passagens do transporte até o Centro. Mais de cem acadêmicos participaram da assembleia estudantil organizada pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE da Universidade Federal de Santa Maria. Na tarde do, dia 11, o Diretório se reuniu com representantes do poder público, empresa de ônibus e do Cesnors, não chegando a um acordo. O debate aberto na tarde desta quinta-feira em relação ao aumento no valor da passagem, que segundo informações aconteceu de forma ilegal, despertou o interesse dos estudantes de todos os cursos, já que o transporte coletivo é um serviço necessário a maioria dos acadêmicos. O aviso prévio em relação ao aumento do custo, realmente não ocorreu o que deu maior ênfase à discussão.



Fábio Pelinson – Assessoria de Imprensa do Cesnors / Da Hora

Na Luta Pelo Tranporte Público de Qualidade - CESNORS FREDERICO WESTPHALEN

O movimento estudantil tem deixado sua marca na história nacional e não poderia deixar de estar no CESNORS/UFSM. Em 2006 em um momento de expansão do ensino superior público, é inaugurado o nono centro da Universidade Federal de Santa Maria, o CESNORS. Tudo era novo. Tudo era um desafio (e continua sendo). Isso despertou os primeiros acadêmicos para a organização. Era o início do Movimento Estudantil (ME) coma fundação dos primeiros Diretórios Acadêmicos.

Os DAs inicialmente buscavam garantir as demandas básicas de qualquer estudante, que naquele momento eram transporte, alimentação, bolsas subsidiadas, professores, equipamentos para laboratórios, técnicos e casa do estudante.

Entre os principais problemas enfrentados pelos estudantes estava a questão do Transporte. Fatos como os altos preços praticados pela empresa responsável, ao mau fornecimento do serviço (culminando com uma agressão por parte de integrantes da empresa a um estudante dentro de um ônibus que fazia o transporte) e a ilegalidade com que o processo se deu por parte do poder público, resultaram em uma insatisfação geral dos estudantes do campus, que a cada dia passavam a ter mais presente dificuldades financeiras e problemas com a negação de vários de seus direitos garantidos.

A insatisfação tomou conta dos Estudantes, até que no final do mês de junho e começo do mês de julho de 2008 houveram dois dias de manifestação nas ruas de Frederico . A pauta principal era a Licitação do Transporte já que o que havia era somente uma concessão de linha feita pela administração da época. Acreditava-se que com um processo licitatório se diminuiria o preço da passagem que era de R$ 1,50 e se aumentaria a qualidade do serviço.

Entre idas e vindas o processo licitatório só ocorreu no final de 2009 após a troca de gestão na prefeitura. Com a licitação a empresa responsável pelo transporte fixou a tarifa em R$ 0,60, aumentou horários e passou a realizar um serviço de melhor qualidade que as demais empresas até ali prestavam.

Porém e como era de se esperar, na primeira semana de aulas do 2º semestre de 2010, houve o aumento do preço da tarifa para R$ 1,00 e o corte de vários horários necessários, bem como a intransigência por parte da empresa em negociar uma saída para o problema que volta a perturbar os estudantes.

O aumento da tarifa proposto pela empresa, apoiado pela prefeitura e aceito pela Direção do CESNORS foi ilegal por não ter sido decretado de forma prévia pelo poder público e também por ter sido feito sem uma prévia justificativa da empresa através de planilha de custos. Segundo a empresa se não houver um reajuste da tarifa o serviço será prejudicado, sendo encerrada a prestação do serviço à noite e sendo retirados horários diurnos, já que a empresa estaria com prejuízos em vista do baixo preço da passagem.

O DCE sempre esteve preocupado com esta situação e desta forma se reuniu ontem dia 11 na prefeitura com a empresa, a universidade e representantes do poder público. Esta reunião se tratou na verdade de uma aliança entre empresa, universidade e prefeitura na defesa do aumento da passagem (embora ilegal pela forma que ocorreu) como condição imposta pela empresa para a continuidade do serviço, ou seja, a situação foi colocada assim: ou nós enquanto DCE aceitávamos o aumento ilegal da tarifa para R$ 1,00 e teríamos um atendimento normal do serviço (noturno e diurno), ou a tarifa ficava em R$ 0,60 e perderíamos horários e o atendimento do serviço também à noite.

A postura que tomamos imediatamente foi de repúdio com a situação que nos impuseram deixando claro que estávamos sendo vitimas de chantagem, já que nos exigiam uma tomada de decisão com relação ao aumento ou não da tarifa como condição para a normalização ou não do serviço pela empresa.
Desta forma temos por compromisso levarmos o tema para um debate mais aprofundado com os estudantes e vamos trazer a questão para ser discutida em Assembléia Estudantil para que possamos assim esclarecer os pontos importantes deste processo. E claro tornar o processo de decisão do conjunto de estudantes o mais democrático possível, para que possamos nos manter combativos perante a questão do transporte estudantil do CESNORS.

Assinam este documento:

Diretório Central dos Estudantes Gestão AVANTE
Federação dos Estudantes de Agronomia - FEAB
Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF
Diretório Acadêmico de Agronomia
Diretório Acadêmico de Engenharia Florestal
Diretório Acadêmico de Jornalismo
Diretório Acadêmico de Engenharia Ambiental
Diretório Acadêmico de Relações Públicas
MOVIMENTO REBELE-SE 

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Confira na íntegra o debate de ontem entre os candidatos à Presidência da República

Com a intenção de colaborar para o voto consciente dos eleitores, o Blog do DCE da UFSM disponibiliza agora a íntegra do primeiro debate entre os candidatos à presidência, transmitido ontem pela Band, (no mesmo horário de Inter e São Paulo pela Copa Libertadores). O debate teve a presença dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plinio de Arruda Sampaio (PSOL):